quarta-feira, 5 de março de 2014

Vinho Madeira

Madeira é um vinho fortificado produzido na montanhosa ilha Atlântica com o mesmo nome.
As videiras encontram-se em patamares do nível do mar até uma altura de 600 metros e os vinhos variam de seco a muito rico.
As principais castas são Malmsey, Bual, Verdelho, Sercial e Tinta Negra, havendo ainda alguma produção da rara e aprecida casta Terrantez. Embora extintas, existem ainda vinhos das castas Bastardo e Moscatel.
Os vinhos mais secos são feitos a partir da uva Sercial cultivada em encostas altas e frescas, principalmente no norte da Ilha. Os Madeira mais doces Madeiras são feitas a partir da casta Malvasia que floresce em vinhas de baixa altitude, particularmente em São João, a norte, e no Jardim do Mar, a sul.
As videiras são cultivadas tanto em latadas (videiras plantadas em altura que chegam a atingir 1,5 metros de altura) ou em espaldar, conduzidas na horizontal para obter maior exposição solar.

Temos aqui um dos melhores exemplos da produção regional madeirense:


Castas: Tinta Negra Mole
Vinificação: Passou por uma fermentação das películas com leveduras naturais, a temperaturas entre os 24ºC e os 26ºC, em cubas de inox com temp. controlada. Após 48h, fortificou-se com álcool vínico, parando a fermentação quando atingido o nivel de doçura deseja

Estágio: Foi transferido para tanques estufa, onde foi submetido a um processo cíclico de aquecimento e arrefecimento, com temperaturas entre os 45ºC e os 50ºC, durante três meses.

Notas de Prova: Castanho dourado carregado, com mel e passas no nariz. Encorpado e macio. Excelente para o final de um jantar.

Gastronomia: 
Acompanha bem sobremesas, particularmente frutas secas, bolos, sobremesas de chocolate e queijos cremosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário